Saturday, June 7, 2008

Realidade e Ficção




Vocês sentem o mesmo do que eu? Um receio, mais que receio até, de que o mundo como nós o conhecemos acabe? Que haja racionamento de bens essenciais? Limitação de compra de combustíveis?

Dei comigo no outro dia a desejar ser proprietária rural. A expressão proprietária rural até é um exagero. Eu quería mesmo era ter um terreno/horta onde cultivasse as minhas alfaces e afins. Dei comigo a pensar que gostava de ter galinhas e poder ter ovos frescos todos os dias. Plantar os meus legumes, que isto da subida do brent está a começar a mexer comigo.

Não tenho nada disso aqui em Lisboa! Nem venho de uma família com ligações à terra. Por isso dou comigo com estes pensamentos. E dou comigo a lembrar-me de uma BD que marcou muito a minha infância, e que se chamava Simon du Fleuve.

No Simon du Fleuve, o mundo civilizado tinha colapsado. Tinha havido um "apocalipse" nuclear, e a sociedade tal como nós aconhecemos hoje desaparecia!

Os cenários eram caóticos, com cidades semi-abandonadas, sem electricidade, sem computadores. Tudo era um caos! Os sobreviventes tentavam reagrupar-se e a pouco e pouco fugiam para o campo. Nunca leram?

Aconselho a que o façam. Agora mais do que nunca tenho receio. E vocês, têm medo como eu?

Lembro-me sempre de quando vivi em Inglaterra e em certa ocasião houve a decisão dos camionistas fazerem um bloqueio às distribuidoras de combustível, por causa do aumento dos preços. As únicas entidades que podiam abastecer-se eram os bombeiros e o Serviço Nacional de Saúde.

A rede de transportes públicos rapidamente ficou sem reservas. Numa semana tudo parou. Eu ía a pé para o trabalho todos os dias. Lembro-me de no segundo dia do bloqueio ir ao supermercado, no final do dia, chegar lá dentro e as prateleiras estarem todas vazias. Isto aconteceu ao fim do segundo dia! Nada para vender no super! Nada! Pela primeira vez na vida, percebi como a nossa civilização depende do combustível. De como tudo colapsa rapidamente. De como, nas grandes cidades, nós ficamos sem saber o que fazer! Onde vamos comprar os bens de primeira necessidade?

Por isso, dou comigo a pensar no Simon du Fleuve, na realidade e na ficção.

2 comments:

Arquiduquesa de Grayskull said...

Temos medo como tu suzana, temos... gritamos aos quatro cantos (e há anos) que o futuro está nas alternativas, no sol, no biogás (aproveitamento do gás dos aterros), na biomassa (aproveitamento da bosta dos porquinhos)... mas ninguém nos leva muito a sério. abraço.

tagarelas said...

O suzana, eu nao tenho medo. Tenho panico. Essa tua banda desenhada, que eu nao li, faz parte dos meus maiores medos. E o problema maior e' que eu temo mesmo muito que um dia nao sera so ficcao.Alias, quando me defronto com certas imagens televisivas em certos paises, convenco-me que ja e' uma realidade.