Sunday, December 9, 2007

Capítulo II – O grande salto


Sente que deixou a vida para trás e que vai saltar para o desconhecido. Outras e outros já o fizeram antes de si e deram-se quase todos bem.

Pensa na casa dos pais de Nilza, a vizinha que cresceu consigo como se fosse quase irmã, que está meio acabada e linda de fazer inveja. Não se fala de outra coisa em Santa Teresa. Aliás, não se fala de mais nada a não ser de Nilza e das remessas constantes de dinheiro que a menina envia lá de Portugal.

Pouco me importa o que se diz de Nilza, eu também sou filha de Deus! Meu Pai da Vida me dá uma oportunidade! Aqui não se faz nada e o salário mal chega ao fim do mês. Tem dias que me dá o desespero. Senhor! Me ajuda à dar coragem para eu conseguir ir embora daqui.

Madalena, viveu toda a vida em Santa Teresa. Tirando o período em que os pais a enviaram, com grande sacrifício pessoal, para Goiânia para ela se qualificar para Cabeleireira e com Diploma de Esteticista. Goiânia foi assim um grande passo na vida de Madalena. Está bem que ficou três anos em casa da tia, mas Goiânia a marcou para sempre. Uma cidade grande, com prédios enormes e muito trânsito muita confusão. E pensar que a sua terra fica apenas a 600 km, e é tão pequena. Não tem nada.

Lembra-se das correrias da infância lá no sítio do avô, com os irmãos e irmãs. E os joelhos a ficarem esfolados e meio esverdeados da grana. Os ralhetes da mãe. Eram pessoas remediadas. E agora?

Suspira fundo e recosta-se mais um pouco na cadeira do avião. Estica as pernas e roda os pés uma vez para a esquerda, outra para a direita. Ainda faltam mais cinco horas de vôo. Portugal! Que estranho. Pensar que o avô António tinha vindo de lá num barco, recordava-se de ouvir contar. E agora justo ela atravessa o Atlântico de avião para o outro lado. Como será Lisboa? Deixou tudo para trás. A filha e o filho ficaram com os avós. Se tiver sorte, mais tarde eles se juntam a ela. Foi assim com a Nilza, e não será diferente com Madalena. Se Deus quizer!

Acorda com a voz que anuncia: “Senhores passageiros, daqui fala o Comandante Pedro Esteves. Estamos a iniciar a descida para a cidade de Lisboa. São agora 5 horas da manhã, hora local e a temperatura é de 26 graus. O céu encontra-se limpo. Esperamos que tenham efectuado uma agradável viagem na companhia da TAP Air Portugal”.

Lisboa! Como vai ser?

2 comments:

tagarelas said...

Para quando o III?

Sofia Freire d'Andrade said...

Mui Biieenn Sunáni...
Resolvi hoje dar uma volta pelos blogs que tenho nos meus favoritos, e claro está fui ver o teu, por apenas ser de uma "senhora" sem Z. Muito bem, sabes qual foi a piada é que o título deste teu post é de uma coincidência ATROZ, pois é Gaija, o meu blog , que tenho de confessar não escrever nele faz quase um ano chama-se precisamente O GRANDE SALTO :) aposto que foste lá ver? e copiaste, á pois é bébé!!!
Mas tenho de te dizer que tb fico á espera do III, gostei, sim ...gostei, e ainda por cima o mais interessante, daí a razão dos blogs existirem para além do óbvio, é que entusiasmarem outros a fazer o mesmo. Está decidido portanto, 1º regra: Não esquecer a Sofia quando deu o grande salto
2º regra: Decido a partir de hoge iniciar outro blog, para meu belo prazer
3º regra: Desafiar todos os que merecem ser desafiados e CLARO A SRª DÓTÔRA Z
Beijos
Sofia Freire d`Andrade com apóstrofe