Saturday, May 26, 2007

A angústia da desempregada na véspera da entrevista


Quando eu ainda tinha emprego, resolvi um dia responder a um anúncio de uma empresa concorrente. Na altura, devia sofrer de “miopia atrofiante” (a piorzita porque não atinge a vista..) e não preparei a entrevista como-deve-ser. Aliás nesse dia, quando cheguei ao carro (sim, o tal panda verde) tinha um pneu em baixo, o que fazia prever, não fora a dita “miopia”, que a coisa não ía correr nada bem. Lembro-me que às tantas tinha 3 pessoas num Gabinete, fechadas comigo a fazerem-me as perguntas mais inacreditáveis (para mim) e normais (para eles). Tudo isto em inglês. Escusado será dizer, que não só não fiquei com esse emprego, como ainda fiquei com uma enorme vontade de me auto flagelar publicamente.

Desta vez tudo vai ser diferente! Notem bem a bateria de respostas que já preparei:

Pergunta 1 - Já sentiu dificuldades de relacionamento com colegas?

“Bem, tirando aquela ocasião em que chamei “sua enorme vacarronça” a uma colega que era bem avantajada, para além de ser graxista e mal formada (interiormente), não me lembro assim de mais nenhuma ocasião.... ah espere lá...não não, é tudo!”

Pergunta 2 - Diga-me quais as razões pelas quais eu a devia contratar

“Ora então, essa é simples, eu estou mesmo mesmo a precisar deste emprego, até porque preciso imenso de cortar o cabelo, olhe para isto, já está comprido, e o meu cabeleireiro é assim para o carote, além disso estou a precisar e muito de renovar o meu guarda-roupa e sapatos, claro. Assim que isto acontecesse eu trabalharia para vocês com outra atitude.”

Pergunta 3 – Como se imagina daqui a 5 anos

“A fazer o menos possível, ou seja a ocupar o seu lugar eheh”

Pergunta 4 – Porque deixou o seu último emprego?

“Ui! Tenho mesmo de responder? Bem, cá vai: Fui apanhada a dormir na casa de banho. Tinha ido na véspera para a night e no dia seguinte como só conseguia estar a trabalhar de pé, para não dar muito nas vistas, fui para a casa de banho, forrei a tampa da sanita com aquelas folhas de papel para limpar as mãos, e zuca, toca de ferrar-me a dormir. Mas como ressono um bocado, parece que se ouvia na recepção e foi a própria recepcionista, que eu desconfio que devia andar com o meu chefe directo, que se chibou. Foi isso!”

Pergunta 5 – Gostaria de acrescentar alguma coisa ao que foi dito, ou fazer alguma pergunta?

“Sim claro. Sendo a “X” uma multinacional vou ter de gramar com aquelas acções de formação constantes e que são uma seca enorme e que só nos fazem perder o nosso tempo, e o dos desgraçados dos formadores?”


Agora é que vai ser! O que acham?

3 comments:

Anonymous said...

Eu sou daqueles que não tem sorte alguma. Procuro-a de tempos em tempos, e nada. Mas uma oportunidade é sempre importante.

Anonymous said...

bem nada mau, eu respondaria diferrentemente à ultima questão.. mas nada mal. eu até gosto de entrevistas, mas na pergunta dos 5 anos só me apetece desatar a morder nos tipos.

Kaos said...

Está a decorrer uma greve geral de blogs. Se desejares participar podes copiar a imagem que está no meu blog. Obrigado
Um abraço